CASA EUROPA - Centro Europeu Intergeracional
OBJETIVOS
- Rentabilizar ao máximo o equipamento e o investimento necessário para a sua implementação e funcionamento, abrangendo para tal um público-alvo alargado que garanta a sua utilização 365 dias por ano com um horário alargado.
- Criar uma ACADEMIA SÉNIOR, com programa alargado de atividades (Artes Decorativas, Bordados, Desenho, Estanho, Fotografia, Bijutaria, Tapeçarias, Pintura, Tricot, Croche, Vitral, Antropologia, Direito, Economia, Gestão, Finanças, Filosofia, Geografia, História, Literatura, Escrita Criativa, Matemática, Psicologia, Línguas, Astrologia, Nutrição, Meditação, Informática, Música, Ginástica, Danças de Salão, Danças Orientais, Pilates, Tai-chi, Yoga, Canto, Coro, Instrumentos, Teatro, etc.), a funcionar de 2ª a 6ª feira das 8h30 às 17h30 durante o período letivo.
- Criar um CENTRO DE FORMAÇÃO, com uma oferta variada de formações dirigidas aos jovens e adultos (Técnicas, Línguas, Empreendedorismo, Informática, etc.), a funcionar de 2ª a 6ª feira das 17h30 às 24h00 durante o período letivo.
- Criar uma SALA DE ESTUDO, com acesso a computadores e Internet, aberto todos os dias durante o período letivo entre as 17h30 e 07h30, para que os jovens possam estudar, realizar trabalhos de grupo.
- Funcionamento do CENTRO DE INFORMAÇÃO EUROPEU, onde os jovens e idosos terão acesso a informação sobre as oportunidades existentes para a sua formação formal e não formal quer ao nível nacional como Europeu, assim como ajuda à escolha dos projetos mais adequados e apoio à candidatura para a sua participação.
- Abrir a CASA EUROPA à comunidade aos Sábados e Domingos, com atividades para todas as idades, famílias, grupos, associações, com atividades lúdicas, culturais, recreativas, exposições, formações de voluntariado, Banco de Voluntariado, Festas, etc.
- Potenciar a troca e partilha de saberes intergeracional, levando os jovens a desenvolver atividades lúdicas e formativas para a população mais velha (informática, alfabetização, línguas, temas da atualidade, etc) e levando as pessoas mais velhas a partilhar os seus conhecimentos com os jovens (agricultura, jardinagem, receitas, dicas de beleza vs domésticas, história, etc.), promovendo desta forma o estabelecimento de relações interpessoais entre jovens e idosos que beneficiam a compreensão e respeito mútuo e partilha de saberes.
- Criar o ESPAÇO SAÚDE, dotado de Sala de Enfermagem que permitirá a realização de pensos, administração de injetáveis, pequena cirurgia, algaliações, entubações nasogástricas, aerossóis, avaliação de sinais vitais (pulso, tensão arterial, temperatura, oximetria), avaliação de glicémia, avaliação de INR, colheitas de produtos para análises clínicas. E Gabinetes de Atendimento com profissionais de psicologia, serviço social, médico, medicinas alternativas, orientação profissional, nutricionismo, etc.
- Criação de uma RESIDÊNCIA, dotada de vários quartos para acolher jovens/idosos estrangeiros durante os períodos letivos para que possam vir a Portugal aprender com os nossos jovens e idosos e também darem formação aos portugueses, potencializando desta forma troca de experiências e saberes. Da mesma forma os jovens e idosos portugueses terão oportunidade de ir para o estrangeiro participar em projetos idênticos com congéneres Europeias. Nos períodos não letivos: Carnaval, Páscoa, Verão e Natal o funcionamento da CASA EUROPA tem uma programação muito diferente do resto do ano, o espaço irá direcionar a sua atividade maioritariamente para as crianças e jovens, para a realização de Campos de Férias (residenciais e não residenciais), Intercâmbios Europeus, Campos de Trabalho Internacionais, etc. Este será um período onde muitos jovens estrangeiros virão a Portugal para realizar atividades conjuntas com crianças e jovens portugueses. Ser-lhes-á também dada oportunidade de irem para o estrangeiro para participar em projetos de voluntariado e intercâmbio, sendo que poderão encontrar na CASA EUROPA informação sobre todas as oportunidades existente no Centro de informação Europeu.
- Prestar Serviço de APOIO DOMICILIÁRIO dirigido à população Idosa do Concelho de Oeiras, utilizando a cozinha industrial e lavandaria existentes no edifício.
- Criar uma CANTINA SOCIAL para prestar apoio às famílias com maiores carências económicas do concelho de Oeiras.
- Receber ESTÁGIOS CURRICULARES E PROFISSIONAIS ao longo de todo o ano, de forma a contribuir para a formação e integração dos jovens na vida ativa e alargar o leque de atividades realizadas na CASA EUROPA.
- Funcionamento do BANCO DE VOLUNTARIADO para integração de voluntários em projetos de voluntariado em instituições locais, organizando as necessidades de voluntários dos parceiros sociais, fazendo a triagem dos voluntários, dando formação inicial de voluntariado e fazendo o acompanhamento destes nos seus projetos.
- Criação de um RESTAURANTE/BAR com serviço de esplanada para dar apoio a todos os projetos desenvolvidos na CASA EUROPA e permitir adquirir receitas que ajudem a autonomia financeira do projeto.